quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Ginástica Aeróbica


Em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Os Elementos principais da ginástica aeróbica são: coordenação motora e fitness.
Esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como as modalidades artística, de tramploim e ritmica. Porém, já possui campeonatos realizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) a nível internacional. Essa modalidade requer do ginasta um elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação. Em sentido estrito, chama-se ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as articulações, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de música, e que produzem um aumento metabólico e uso de substratos benéficos ao organismo.
Ginástica aeróbica pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercícios isotônicos, ou seja, esforços musculares em que existe a manutenção da tonicidade muscular, com modificação do comprimento e volume da mesma na medida do tempo. Geralmente são exercícios em que não há uma exaustão por acúmulo excessivo de ácido lácteo, onde o consumo de oxigênio pelo músculo é proporcional, e que por conseguinte o ganho anabólico é menor quando comparado com os exercícios anaeróbios.
Na década de 1990, esta disciplina foi uma "febre da moda" nas academias, já que favorece a redução de percentual de gordura e produzem corpos esculpidos.

Glenda Thaís

Nenhum comentário:

Postar um comentário