O que é?
Denomina-se obsidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde de indivíduo.
Como se desenvolve ou se adquire?
Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e edulcativo e o seu ambiente individual e familair. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que se distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.
O que se sente?
O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independentes da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.
A forma mais amplamente recomendada para avaliação do peso corporal em adultos é o IMC (índice de massa corporal), recomendado inclusive pela Organização Mundial de Saúde - OMS. Esse índice é calculado dividindo o peso do paciente em quiligramas (Kg) pela sua altura em metros elevada ao quadrado (quadrado de sua altura). O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade e caracteriza também os riscos assosciados conforme a seguir.
Tratamento
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a redução alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio. A redução alimentar e a pratica de exercícios são importantes auxiliadores para o tratamento da obesidade.
Prevenção
Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada ja na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais da vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazrs, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresenta obesidade e obteve sucesso na perda do peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.
Johnathan M.

Nenhum comentário:
Postar um comentário